Porque deve aproveitar a energia solar Térmica?
As soluções solares térmica permitem poupar uma elevada quantidade de energia. Este facto é principalmente relevante no Verão, onde verificamos que a energia fornecida pelo sistema solar é normalmente superior às necessidades de energia para aquecimento de água. Logo, o aproveitamento do sistema solar é quase perfeito, não sendo necessário, normalmente, a utilização de sistemas de apoio de aquecimento de água quente. Todos nós devemos e podemos aproveitar este recurso natural, beneficiando das vantagens das soluções solares térmicas.
Soluções Solares Térmicas
A energia solar térmica é aquela que aproveita a luz do Sol para produzir água quente, apoio a aquecimento central e piscinas. Uma solução solar térmica é composta, basicamente, por um ou mais painéis que captam a energia proveniente do sol e por um depósito que armazene a água quente que será posteriormente consumida.
Sistema solar por circulação forçada
Sistema composto por um conjunto de equipamentos, especificamente painéis solares, depósito, grupo de circulação, central de controlo, entre outros. O funcionamento é semelhante ao sistema por termossifão, mas neste caso apenas os painéis ficam no exterior e a circulação do líquido solar tem de ser forçada entre o painel e o depósito, pelo grupo de circulação e gerida por uma central de controlo. Este é um sistema mais complexo, proporcionando um elevado nível de conforto e uma excelente integração arquitectónica. Os sistemas por circulação forçada são ideais para aplicações individuais e colectivas, tais como: habitação (unifamiliar, edifícios colectivos), serviços (lares, restaurantes, hotéis, etc.) e indústria.

Aplicações da energia solar térmica
As principais aplicações da energia solar térmica podem ser agrupadas em função do tipo de utilização:
- Água quente sanitária, vivendas unifamiliares, edifícios, residenciais, hotéis
- Aquecimento central, radiadores de baixa temperatura, piso radiante
- Climatização de piscinas particulares (cobertas ou ao ar livre) e públicas